10 de março de 2012

Love Pin Ups

Faz um bom tempo que quero fazer esse post, e finalmente agora vou matar minha vontade e apresentar a vocês um dos meus assuntos favoritos, Pin Ups. Escrevi com muito carinho e espero que todas as duvidas sejam esclarecidas! E primeiro, vamos descobrir . . .

  • O que é uma Pin Up

No começo eram apenas cartões postais,  posters e calendários decorando paredes. Porém, cada época fabricou sua garota pin-up: ora ela era um objeto sexual sem cérebro, ora ela era uma deusa agressiva e conquistadora. Cintura fina, delineador nos olhos, batom vermelho, muita inocência e um leve toque provocante. Essa foi a  imagem marcante da mulher pin-up.

A mistura de ingenuidade e sensualidade veio dos gestos mais simples, como a o ato de pegar uma calcinha que caiu do varal,  e que ao se abaixar deixa despercebidamente aparecer sua sinta liga. Geralmente elas eram pegas mostrando sem querer suas pernas, calcinha e parte dos seios, em seus afazeres domésticos. Como as imagens retratadas por Gil Elvgren mostram:


As revistas transformavam simples dançarinas em estrelas. Contornos e detalhes mexiam com a imaginação dos homens. E foi na decada de 40 e 50 que as pin ups tiveram seu grande auge. Em uma época que mostrar as pernas era contra as regras e ser fotografada nua era atentado ao pudor.


O ato de pendurar essas imagens nas paredes que deu a origem ao nome Pin Up. Era o passatempo favorito e a a alegria dos saldados americanos, que em plena segunda guerra mundial precisavam de um estimulo. Foi exatamente aí que mudou a história das Garotas Pin Ups. Requisitadas pelo exercito, cobrem seus corpos nus e se alistam como enfermeiras e vestem seus novos uniformes. Passando assim para uma patente muito mais elevada, a de uma pin up audaciosa e segura de si. Suas imagens começam a estampar, dormitórios, armários e até fuselagem de aviões. As pin-ups mais celebres acharam aí a oportunidade de alavancar suas carreiras, exibindo com todo orgulho sua independência.


Com o passar do tempo, o mercado de pin ups se vê limitado apenas a revistas masculinas. A "Playboy" surge. Com fotos previsíveis e retocadas, a revista faz das pin-ups bonecas sem personalidade, afastando-as do grande publico. Com elevação da cultura pop e o novo estilo de vida dos americanos, as pin-ups deixaram de ser apenas ilustrações e imagens no papel pra ganhar vida encarnando o papel de atriz. Como grande exemplo temos a lindas Betty Grable, Marilyn Monroe e Sophia Loren.


O surgimento da Pop Arte nos anos 60 ajudou muito a imagem das garotas. Calendários, maços de cigarro e cartões que traziam estampado as pin ups eram elementos perfeitos para inspiração dos artistas pop. Eles transformavam o vulgar em algo refinado. Um exemplo disso é do grande colaborador Andy Warhol, a figura maior do movimento pop arte.


As meninas pin-up perderam muito seu espaço a partir da década de 70. Mas, ouve varias retomadas da estética e da cultura, com atualizações que incluía alguns elementos fetichistas e futuristas.

  • As Pin Ups morreram ?

O que podemos entender é que, hoje todas as sexsymbol, (cantoras, atrizes e modelos), que passam a imagem de inocência e sensualidade juntas, tem o conceito de uma garota pin-up. A verdadeira pin-up é aquela que se mostra convidativa, nunca oferecida e vulgar. Usam roupas que sutilmente marcam e deixa a mostra algumas partes do corpo, apenas alimentando as fantasias masculinas. Uma pele alva, o cabelo com toque vintage, batom marcante nos lábios, um ar clássico/retrô, postura ingênua e provocante, e acima de tudo muito feminista   a base da pin-up moderna.

  • Quem são as Pin Ups de hoje ?

Pra quem esta lendo o artigo desde o começo já deve imaginar quem são elas. Pra quem pensou em Katy Perry,   Christina Aguilera, Amy WinehouseAdele Adkins, Dita Von TeeseEva GreenJami Deadly . . . acertou. Essas beldades não só trazem o estilo e a essência pin-up como também a personalidade marcante.


Amy Winehouse / Christina Aguilera / Adele Adkins 


 Katy Perry / Gwen Stefani /  Dita Von Teese

Mas não só os famosos seguem essa estética e cultura, muitas meninas adotaram o estilo e encarnaram a menina pin-up na vida real. Você pode encontrar algumas delas no site pinmeup.com.br.


  • A moda Pin Up atual !

Vivemos em uma época de pessoas extremamente consumistas. Estamos sempre em busca de algo novo e atualizado. Porém o que muitos não percebem é que no mundo do design e moda, o " novo " não é tão novo assim.

Se você abrir seu guarda-roupa agora vai encontrar algumas peças retrô ou algum assessório com cara de " vovó e vovô já usaram ". Isso por que os estilistas e designs cansaram da louca busca pelo novo e extravagantemente incomum e estão agora reinventado e atualizando o que já foi moda no passado.

O visual pin-up é a mistura do clássico com o romântico, e tem o toque final: a maquiagem impecável e alguns acessórios, como colares e brincos de cereja. 



Os anos 40, 50 e 60 voltaram com tudo, e estão super em alta. O toque retrô nas cinturas marcadas, saias rodadas, cintos, saltos, xadrez, babados e bolinhas, esta mais que presente no look da mulher moderna. 















Bom gatos e gatas espero ter esclarecido a vocês o que é uma garota Pin Up. Se houver mais duvidas, é só mandar um comentário oks ?

AH SIM, quero agradecer a linda da Amanda Dourado que ajudou com algumas imagens e gifs que tem lá no Tumblr dela, passa por lá depois garotasmortasnaochoram.tumblr.com.

  Beijos beijos amores ! Obrigada pela visita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será liberado. Obrigada.