15 de agosto de 2012

Querido Livro

Mais um post fixo, dedicado especialmente aos amantes de uma boa leitura. Agradeço as queridas Yasmin Lisa Simpson e Agatha Haddad , que inauguram esse espaço recomendando quatro ótimas obras.

Os Crimes ABC - Há um serial killer à solta, matando suas vítimas em ordem alfabética A única pista que a polícia tem é um macabro cartão de visitas que o assassino deixa em cada cena do crime- um guia ferroviário aberto na cidade onde a morte acontece A Inglaterra inteira está em pânico com a sucessão de crimes – A- Alice Ascher, em Andover; B- Betty Barnard, em Bexhill; C- Sir Carmichael Clarke, em Churston – e o assassino vai ficando mais confiante a cada morte Seu único erro é pôr à prova o orgulho de Hercule Poirot, um erro que pode ser mortal.

O Corvo - A presente obra procura reunir diferentes traduções para o português - e outras línguas neolatinas - do poema 'O Corvo' de Poe, incluindo as versões de Machado de Assis, Fernando Pessoa, Baudelaire e Mallarmé. Dividido em seções, o livro busca investigar a gênese do poema, passando, em seguida, ao mapeamento de suas referências e fontes, ou seja, às origens literárias que possivelmente inspiraram Poe nessa composição (incluindo-se a Bíblia), até deter-se em sua simbologia e nas raízes culturais das imagens que a povoam. A obra culmina com a apresentação e a análise, estrofe a estrofe, das traduções do poema. A elas, Abramo soma a sua própria tradução, que poderá servir de guia semântico para as outras discussões em torno da possibilidade de vertê-lo.


O Retorno do Jovem PríncipeInspirado em 'O Pequeno Príncipe', este livro fala do retorno do menino, já na adolescência, à Terra. Ao viajar sozinho no vazio da Patagônia, um homem maduro encontra um adolescente desacordado e o socorre. Quando o rapaz acorda, o homem percebe que não se trata de um jovem qualquer, mas de um famoso príncipe que cresceu e resolveu revisitar o planeta Terra. Os dois viajantes embarcam num diálogo que aborda questões existenciais. Assim, a viagem de carro se transforma em uma trajetória espiritual, que abrange a transição da inocência à maturidade, do cotidiano ao transcendente e da tristeza à alegria.

O Morro das Ilusões - Ditado por Lucius, os personagens deste livro são como velhos conhecidos nossos que, através de suas experiências passadas, nos despertam para a ótica de uma nova vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será liberado. Obrigada.